segunda-feira, 25 de maio de 2009

Prosperidade

Prosperidade, um assunto muito discutido nos dias de hoje e falado em diversas denominações e até em algumas religiões, mas o que é realmente prosperidade no sentido bíblico?
No sentido bíblico prosperidade é a medida das bençãos de Deus segundo Sua boa vontade, é ter paz na família, filhos abençoados, saúde física e espiritual, liberdade para não fazer o que o mundo exige, liberdade para não pecar, é ser livre para viver segundo os princípios de Deus estabelecidos em Sua palavra.
Mas antes de falar mais sobre prosperidade deixa eu te mostrar o que não é prosperidade.
Vou citar alguns exemplos bíblicos:
- Salomão não pediu riquezas: Deus se manifestou a Salomão e falou pra ele pedir o que quizesse, mas ele pediu tão somente sabedoria para cuidar do povo que era muito numeroso: "Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justiça, e em retidão de coração para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolência, e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; nao sei como sair, nem como entrar. Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E pareceu bem aos olhos do Senhor o ter Salomão pedido tal coisa. Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará."( 1 Reis cap. 3 versos 5 a 12 ).
- O mendigo Lázaro era salvo e o rico não: "Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras; o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras. Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama." ( Lucas cap. 16 versos 19 ao 24 ).
- Quem quer ficar rico caem em tentações e laços: "Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." ( 1 Timóteo cap. 6 versos 9 ao 11 ).
- As riquezas e as ambições sufocam nossa vida espiritual: "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."( 1 João cap. 2 versos 15 ao 17 ).
Existem muitos outros versículos que poderia colocar aqui, mas acho que já da para entender um pouco sobre riquezas. Não estou falando que é pecado ser rico, mas o amor ao dinheiro sim, a cobiça que a riqueza desperta escraviza o homen tornando-o pobre espiritualmente.
Voçê precisa entender uma coisa, Jesus disse que o mundo jaz no maligno e que o Seu reino não é deste mundo, Ele disse para buscarmos as coisas lá do alto, pois é isso que nos traz vida, todas as outras coisas aqui da terra podem até trazer prazeres, mas somente uma vida de comunhão e intimidade com Ele nos traz vida. Ele também disse que é por esforço que conseguimos entrar no reino de Deus, porque isso? porque para recusarmos a vaidade desta vida é muito dificil, a sedução deste mundo é muito grande, lembra da tentação do deserto? satanás disse a Jesus que se Ele o adorasse daria todos os reinos deste mundo a Ele, percebeu? o mundo e tudo aqui não pertence a Deus, por isso tanta corrupção e engano, Jesus veio pagar o preço para que fóssemos libertos deste mundo, entende? se voçê busca riquezas aqui infelizmente tenho que te dizer que voçê está cego espiritulamente, as riquezas desta terra vão te levar pro inferno, me perdoe pela dureza, mas não sou eu que digo, a bíblia diz isso.
Na bíblia temos alguns exemplos de homens prósperos, mas vou citar apenas um, José, leia: "José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá. Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio. E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia."( Gênesis cap. 39 versos 1 ao 3 ).
Veja, essa declaração é feita quando José ainda era um escravo, não era rei, era escravo, mas existe uma grande diferença na vida dele, "o Senhor estava com José", entendeu??? se Deus está com voçê não importa em que posição voçê está, lembra do exemplo que coloquei acima do mendigo? pois é meu irmão, existe uma grande diferença entre riquezas e prosperidade, a riqueza é consequência de sua vida com Deus, a moeda de Deus, se assim posso dizer é o Amor, a compaixão e a humildade, por isso Jesus Cristo tem um nome sobre todo nome.( Filipenses cap. 2 ).
Voçê lembra da oração do Pai Nosso? lembra aquela parte que diz para pedirmos tão somente o pão de cada dia? pois é, acho que já está claro o que é prosperidade, José foi exaltado depois de sofrer muito, o historiador Flávio Joséfo nos diz o seguinte de José: "Era homen de eminente virtude e de admirável prudência, e usou o poder com tanta moderação que, embora fosse estrangeiro e tivesse sido caluniado pela mulher de seu primeiro senhor, a sua fortuna não foi invejada pelos egípicios", Deus exaltou José mas antes disso a bíblia diz que ele já era próspero, ele tinha um coração temente a Deus e sabia que sua maior riqueza não era desta terra, mas lá do alto, um homen assim não se deixa levar pelas riquezas, pode ter o que for, mas seus olhos estão no alto, no Senhor que fez os céus e a terra e tudo que neles há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário